segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Teste de Integração

O Teste de Integração, ao contrario do Teste Unitário, não se preocupa com o conceito de módulos. Essa modalidade de testes, como seu nome indica, promove o teste de uma funcionalidade sem se preocupar com "de quem é a responsabilidade?".

Pense numa situação de um cadastro, com Teste Unitário você deve criar um teste para as regras de negócios, um outro para os métodos de persistência, porém, no Teste de Integração, você testa somente o método Inserir, ou Update ou Delete e deixa que os módulos si relacionem de verdade, sem Mock Objects, sem nenhum artifício qualquer.

Quando falo "comparando" Testes Unitários com Testes de Integração, não estou dizendo que um é melhor que o outro, até porque eles devem conviver de maneira harmônica, os Testes de Integração verificam um outro escopo, verificam a integração entre os módulos, tanto que, se os testes unitários foram feitos de maneira correta, um teste de integração NUNCA (ao menos, não deverá) encontrará um problema na regra do método implementado, pode encontrar problemas numa injeção de dependências feita pelo Spring ou coisa parecida.

Breve vou escrever sobre o Selenium, uma ferramenta espetacular para fazer Testes de Integração.