O TDD tem como sua maior incumbência, auxiliar na construção do design dos seus métodos, com o tempo vimos situações particulares e tentamos encontrar soluções para as mais diversas situações, como JMockit, CGLib e outros.
Porém tivemos, aqui na empresa, a visita do Paulo Silveira da CAELUM e mudou bastante o meu conceito de como alcançar a melhoria no desenvolvimento de testes e consequentemente, das classes de um sistema.
Citarei umas idéias que achei bem interessantes:
1) Use Injeção de Dependência. No Spring temos o IoC que nos proporciona essa técnica, é notório a facilidade que ganhamos na construção de testes, principalmente no TDD.
2) Use e abuse de Interfaces. O uso de Interfaces nos oferece, além do óbvio, uma facilidade muito maior na construção de testes, pois o padrão para construção de Mock Objects é utilizar Interfaces.
3) Evite os método estáticos. Métodos estáticos tem alto acoplamento e são ruins de testar, neste momento eu falei sobre JMockit, mas ele frisou que testes devem ser simples e que artifícios como esses podem complicá-los.
Por fim, ele falou algo que achei bem interessante, acho que ele tirou do Design Patters do GoF:
"Evite as extenções e abuse das implementações", não sei bem se foram essas as palavras, mas a idéia foi essa.
E como me lembrou o Capitão Sávio Pierre, "Em vez de extender, procure fazer Agregações ou Composições". Isso também é sensacional.
Bem, acho que existem situações em que essas boas práticas podem não ser possíveis, mas confesso que estarei sempre atento a elas.
Fica aqui a indicação da CAELUM e do próprio Paulo Silveira, o workshop ministrado por ele foi muito bacana.