Sempre escuto falar nesse tal, e achando que não teria tempo para estudar mais uma "novidade" no mundo dos testes, fui adiando, adiando até a curiosidade me forçar a procurar algo sobre o assunto. Daí vi essa definição:
"O Teste de Regressão consiste na aplicação de testes à versão mais recente do software, para garantir que não surgiram novos defeitos em componentes já testados. Se ao juntar o novo componente ou as suas alterações com os restantes componentes do sistema, surgirem novos defeitos em componentes inalterados, então considera-se que o sistema regrediu."
Vi este outro conceito também:
"Os testes automáticos têm uma vantagem em relação aos manuais: são facilmente repetíveis. Portanto, são favorecidos no momento dos testes de regressão."
Dessa forma, percebi que faço testes de regressão várias vezes ao dia, sempre que pratico Integração Contínua, percebi também a força deste conceito e que é muito fácil ter Testes de Regressão, basta manter os testes criados no TDD e a Integração Contínua acontecendo de maneira sistemática.
Uma dica para quem está começando é: Não faça esses testes de forma manual, automatize.